Ped Expert

GUIA PRÁTICO SOBRE AMAMENTAÇÃO

Oláaa, PED EXPERT! 

Bom…no texto de hoje abordarei o resumo de um guia prático que todo profissional deve saber para atender uma consulta sobre amamentação. Um breve sumário do nosso enredo é pautado no conhecimento fisiológico do corpo feminino para entendermos as questões da amamentação e suas dificuldades também. Depois, abordaremos sobre a produção de leite, suas variações e sobre a composição do leite materno.

A mama, durante a gestação, é preparada para a lactação através da ação de vários hormônios, dentre eles o estrogênio, responsável pela ramificação dos ductos lactíferos, e o progestogênio, pela formação dos lóbulos. Essa é considerada a fase I da lactogênese. Outros hormônios são responsáveis por inibir a secreção do leite durante a gestação.

Com o nascimento do bebê e a saída da placenta, ocorre a queda do progestogênio e consequente liberação de prolactina, que estimula a secreção de leite. Essa é a fase II. Quando o bebê suga o seio materno, ocorre a liberação de ocitocina, hormônio responsável pela contração das células mioepiteliais que envolvem os alvéolos e ocorre então a ejeção do leite. Normalmente, as mães apresentam cólicas ao amamentar o recém nascido. E isso acontece porque  a ocitocina é a responsável por essa contração do útero, que reflete na cólica que sentimos quando amamentamos, e o ajuda a voltar ao tamanho normal, auxiliando na recuperação da mãe no pós parto, além de promover a saída do leite! Haja trabalho!

A “descida do leite” costuma ocorrer até o terceiro ou quarto dia após o parto, mesmo sem a sucção do bebê ao seio materno, é mediada por esses hormônios, porém a galactopoiese, chamada também de fase III da lactogênese, é de controle autócrino (mecanismo de autoprodução e auto estimulação), e depende em primeiro lugar da sucção do bebê e do esvaziamento da mama. Ocorre 9 dias após o parto e dura até o final da lactação.

O que saber sobre produção e demanda do leite materno? 

O leite é secretado nos alvéolos, sendo a grande parte do leite de uma mamada produzida enquanto a criança mama, pelo estímulo da prolactina. A sucção do bebê promove a liberação de ocitocina, além de outros estímulos condicionados, como visão, cheiro, e choro da criança, e de fatores emocionais como motivação, autoconfiança e tranquilidade. Por isso muitas vezes a mãe, somente ao ouvir o choro do bebê, por exemplo, apresenta vazamento de leite pelas mamas, ou enquanto amamenta numa mama pode vazar leite pela outra. Por outro lado, a dor, o medo, o desconforto, o estresse, a ansiedade, a falta de autoconfiança podem inibir o reflexo de ejeção do leite, prejudicando completamente a amamentação.

O volume de leite produzido pela mãe é determinado pela demanda da criança. 

  • Em gemelares, por exemplo, a sua produção será muito maior. 
  • Em casos de bebês sonolentos, a sucção torna-se escassa , também estimulará pouco o seio materno, e o mecanismo hormonal que existe no corpo da mãe que amamenta “entende” que a necessidade de produção é menor, e a mãe acaba produzindo menos. Nesse caso é mandatório a avaliação do pediatra para entender qual o problema. 

A composição do leite materno também varia de acordo com as necessidades da criança. 

  • Por exemplo, a mamãe do bebê prematuro apresenta na composição do seu leite elementos fundamentais para o crescimento do seu bebe, encaixando-se perfeitamente nas necessidades dele.

Diferenças sobre as composições do leite materno: 

No âmbito das diversas composições do leite, as fases da vida do bebê alteram a composição do leite  materno. 

 Como exemplo, o colostro é o leite do recém-nascido, rico em proteínas e imunoglobulinas, fundamental para a defesa imunológica do bebê e para o seu crescimento. O leite do início da mamada é diferente do leite do final da mamada, chamado também de “leite posterior”.  O maior aporte calórico do leite, que é a gordura, está no final da mamada, e por isso a importância do esvaziamento completo da mama pelo bebê.

Bom, Experts, estamos chegando ao fim! Espero que tenham gostado e aprendido com esse resumo de Guia Prático! 

Não se esqueçam de compartilhar com seus colegas de trabalho para que eles possam ter acesso a essas informações! 

 

Beijo a todos! 

 

Tags :
amamentação alimentação, amamentação profissionais, composição leite materno, composições leite materno, consulta sobre amamentação, demanda de leite materno, fisiologia da amamentação, guia amamentação, guia de amamentação para profissionais, produção de leite materno
Share This :

1 comentário em “GUIA PRÁTICO SOBRE AMAMENTAÇÃO”

  1. Pingback: CONSULTORA INTERNACIONAL DE AMAMENTAÇÃO...O QUE ISSO SIGNIFICA? - Ped Expert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter