Ped Expert

CONSULTORA INTERNACIONAL DE AMAMENTAÇÃO…O QUE ISSO SIGNIFICA?

ESPECIALISTA EM AMAMENTAÇÃO COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

O que é isso?

27 de janeiro de 2022

Oiii experts! 

Se tem uma dúvida que recebemos TODOS OS DIAS, é: “tá, mas quem pode trabalhar com amamentação?”. E a resposta é frustrantemente simples: qualquer pessoa pode trabalhar com o aleitamento materno de alguma forma.

No entanto, desde o final do século passado, diversas medidas para incentivo, proteção e educação em aleitamento materno foram realizadas. Dentre elas, surgiu a ideia de se criar um “selo de qualidade” internacional para profissionais da amamentação. Assim surgiu a certificação internacional: International Board Certified Lactation Consultant (IBCLCⓇ)

Para receber tal certificação é necessário a validação do International Board of Lactation Consultant Examiners  (IBLCEⓇ), uma organização internacional sem fins lucrativos sediada na Virginia, EUA que cumpre o papel de comitê de certificação para nós, consultoras em amamentação.

É OBRIGATÓRIO SER UMA IBCLC?

Não há uma obrigação em conseguir ser uma consultora internacional, devidamente certificada. Mas, é claro, que ao obter este selo, considerado mundialmente o método de maior credibilidade para os assuntos relacionados com lactação/amamentação, você se diferencia dentro do seu ramo de atuação. 

A certificação IBCLC foi estruturada de forma a garantir o reconhecimento de uma prática clínica e de conhecimentos adequados em relação aos cuidados tanto com a gestante e da mãe que amamenta, como também de seus filhos e sua família. Por isso, não basta apenas mostrar seu conhecimento técnico. Durante o processo de certificação é necessário provar que você também apresenta habilidade no manejo de relacionamento e comunicação com o paciente. 

UM POUCO DE HISTÓRIA…

O primeiro exame aplicado pelo IBLCE foi no ano de 1985 nos EUA e na Austrália. E a certificação internacional só foi chegar no Brasil em 1998. A primeira brasileira certificada foi a querida pediatra Dra Elsa Giugliani em 1993, hoje ela é presidente do Departamento de Amamentação da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), foi ela quem conseguiu trazer a certificação traduzida em português. Inicialmente, o exame ocorria a cada 2 anos. A partir de 2008 começou a ser realizado anualmente e desde 2016 acontece 2 vezes ao ano: em abril (em inglês) e em setembro (em 18 línguas, incluindo o português). 

Atualmente, existem 28.105 especialistas em amamentação em 102 países diferentes. É muito pouco.

Até 2014, no Brasil, tínhamos cerca de 80 profissionais certificadas, incluindo dentistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas e psicólogos. 

É possível receber um prêmio de reconhecimento pelos hospitais que valorizam consultoras em lactação devidamente certificadas. No Brasil, temos 4 hospitais agraciados:

  • Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Hospital Centenário de São Leopoldo
  • Hospital israelita Albert Einstein
  • Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM) de São Paulo

E COMO SE TORNAR UMA ESPECIALISTA EM AMAMENTAÇÃO COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL?

É importante estar atenta aos requisitos de elegibilidade. Existem diferentes caminhos para conseguir a certificação:

  • Profissionais da saúde com formação superior e experiência clínica/educacional em amamentação
  • Demais profissionais que apresentem um currículo mínimo de 14 conteúdos relacionados à amamentação, além da prática clínica
  • Trabalhar ou ser voluntário de grupos de amamentação que trabalhem supervisionados por um consultor com certificação IBCLC

COMO É A PROVA?

O exame do IBLCE é feito com 175 questões. A primeira parte compreende 75 perguntas de múltipla escolha sobre conhecimentos técnicos e atendimento clínico (anatomia, fisiologia, farmacologia, entre outros temas). A segunda parte apresenta 100 questões para interpretação de imagens, gráficos, posicionamento da mamada, aspecto do leite, equipamentos de relactação, entre outros.

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA DETALHADA DE CONTEÚDO

Pela seriedade da instituição, ser uma consultora internacional IBCLC é um grande diferencial para sua carreira. Com mais profissionais qualificados, mais mães estarão amparadas para vivenciar e promover um dos maiores bens da humanidade: o leite materno.

Um bjo

Dra Kelly Oliveira

@pediatriadescomplicada | @ped_experts

CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Hanny Cunha

Acadêmica de Medicina

Tags :
consultora de amamentação, consultora internacional em amamentação, especialista em amamentação, IBCLC, Kelly Oliveira IBCLC, profissionais amamentação, trabalhar com amamentação
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter