Ped Expert

O valor imensurável da pediatria

O Ped Experts surgiu como uma nova fase para o Pediatria Descomplicada

A pediatria muda o mundo através do seu cuidado com o bem mais valioso da humanidade: nossas crianças.

Há 7 anos atrás, quando comecei a produzir conteúdo, não imaginava a proporção que esse trabalho alcançaria.

Sempre quis deixar minha marca no mundo através do meu trabalho, o qual acredito ser também dom de Deus. Mas a realidade do tamanho que isso se tornou realmente me surpreende a cada dia.

E em nome do crescimento sem nunca esquecer nossas origens, quero também deixar aqui esse post com o texto que tocou meu coração quando um coleta também pediatra me mostrou durante a residência médica.

Foi meu primeiro texto do Blog Pediatria Descomplicada e ainda assim se mantem atual e mexe com meu propósito diário.

O que me fez fazer pediatria foi o amor sem reserva das crianças, o sorriso delas me traz uma recompensa enorme e que não tem preço…

Por isso eu amo ser pediatra! E acredito que posso te ajudar a amar mais ainda essa nossa profissão maravilhosa e abençoada

Por que a pediatria não tem preço? 
Peter Y. Jung, MD
Texto postado em 06/08/2011

Um scrub azul extra está sempre escondido no armário inferior direito do posto de enfermagem.
De vez em quase sempre, depois de ser respingado com líquidos corporais, tenho que fazer uma troca ao meio-dia de minhas roupas de trabalho. É um pequeno preço a pagar, no entanto, para fazer parte da vida de crianças; um dia o bebê que cospe no seu ombro será o mesmo garoto que corre pelo corredor gritando o seu nome e se agarra à sua perna com a destreza de um coala. O que torna a pediatria tão gratificante são os relacionamentos de longo prazo que você constrói com as crianças e suas famílias, que todos os dias fazem você se sentir um pequeno herói.

Praticar a pediatria muitas vezes parece como procurar uma agulha num palheiro. Escondido em um mar de infecções de vias aéreas superiores, refluxo, assaduras, está o diagnóstico de fibrose cística, por exemplo, que o clínico astuto não deve ignorar. Existem casos desafiadores o suficiente para mantê-lo alerta e tornar a clínica diária interessante, mas eles não o sobrecarregam. Como resultado você terá muito tempo todos os dias para construir novos relacionamentos e promover os antigos. Esses relacionamentos criam a espinha dorsal da prática de um pediatra de sucesso.

Ao conhecer as histórias de uma família individual – por exemplo, lembrando-se do avô que tem doença de Crohn ou do irmão mais novo que tem alergia à proteína do leite – um pediatra tem uma visão única de cada enigma médico que se apresenta, não importa o quão grande ou pequeno seja. A confiança e os relacionamentos que você desenvolve permitem que você adote uma abordagem pessoal e sob medida para uma criança de aparência doente. Isso pode economizar horas incontáveis ​​em um departamento de emergência ou evitar um raio-x ou exame de sangue desnecessários. Saber que uma mãe é meticulosa e confiável lhe dá um dia extra de espera vigilante por uma febre que um médico do departamento de emergência poderia desenvolver. Isso economiza tempo, dinheiro e ansiedade.

Um pediatra de sucesso também deve ser um excelente educador. Quanto melhor você ensinar às suas famílias – que a febre é um sintoma e não uma doença, que nem toda tosse precisa de medicação e que, na maioria dos casos, a diarreia passa com o tempo – melhor médico você será. Usar uma abordagem baseada em evidências para problemas simples ajudará a prevenir problemas mais complexos; evitando o uso excessivo de antibióticos para infecções virais de rotina, você pode conter o aumento de bactérias resistentes a antibióticos e as complicações subsequentes que elas criam.

A maioria dos pediatras não possui mestrado em saúde pública, mas cada um de nós desempenha um papel vital na medicina preventiva para proteger o indivíduo e a sociedade como um todo. As imunizações são provavelmente o maior avanço da medicina moderna. Doenças como varíola, poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola foram extintas a ponto de os pediatras modernos terem visto poucos ou nenhum caso dessas doenças. O mundo se beneficiou do imenso poder das imunizações, e os pediatras estão na linha de frente na proteção das crianças e do público em geral.

A pediatria não é a preferência de todos. Você deve ter uma alta tolerância a gritos, choro e o fluxo irregular de fluidos corporais que atrapalham o dia de trabalho ocasional. Talvez o aspecto mais difícil de cuidar de uma criança seja trabalhar com a variedade de personalidades dos pais. Tanto o pediatra quanto os pais podem ter o melhor interesse da criança no coração, mas a desinformação de contos de velhas, a Internet e a tia Bertha podem confundir comunicação clara e boas intenções. É aqui que a arte da medicina brilha com mais brilho: a escolha estratégica de palavras e a boa escuta podem ajudar muito a aliviar a ansiedade e garantir que as crianças recebam os melhores cuidados possíveis.

Às vezes, no dia a dia das coisas, é fácil esquecer que cada visita conta; que cada momento de ensino pode salvar um teste desnecessário; e que cada tiro previne uma possível morte. No entanto, quando você sente o aperto familiar de uma criança em sua perna, você se lembra por que escolheu este trabalho e, com prazer, leva sua esfoliação azul para casa para ser lavada e estar pronta mais uma vez para o que quer que surja em seu caminho.

 

E foi com esse post acima que eu comecei a escrever um blog com o intuito de ajudar os mães e pais. E agora, isso já não basta mais.

Eu sei que posso te ajudar. Eu sei que você pode chegar também até aqui, onde estou escrevendo esse texto.

E que comece essa nova jornada. Descanse neste final de ano, renove suas energias.

2022 será desafiador e no que depender de mim poderá ser o melhor ano da sua carreira profissional.

Vem comigo?

Tags :
dra kelly oliveira, o valor do seu trabalho, ped experts, pediatras de sucesso, pediatria
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter