Ped Expert

Mitos e verdades sobre procedimentos estéticos durante a amamentação

Mitos e verdades sobre procedimentos estéticos durante a amamentação
Mitos e verdades sobre procedimentos estéticos durante a amamentação
Nós, mães, passamos os nove meses de gravidez nos privando de diversos procedimentos, alimentos e atividades pelo bem estar dos nossos bebês e quando finalmente nascem, acreditamos que teremos de volta a nossa liberdade – até que nos deparamos com a amamentação e todos os seus cuidados. Ouvimos de avós e tias preocupadas que “tudo passa para o leite” e que, portanto, devemos novamente nos privar. Honestamente, muito do que nos é ensinado sobre o que pode e o que não pode na amamentação é mito, mas na área da estética, encontramos substâncias, ácidos e produtos com nomes longos e desconhecidos que nos causam medo. Então fica a dúvida: tatuagens, micropigmentação, mechas no cabelo, preenchimento labial estão liberados?

Selecionamos alguns dos principais procedimentos estéticos e avaliamos o que a comunidade científica tem a nos ensinar. Assim, você estará munida de informações para tomar a decisão com tranquilidade.
Tatuagem
Não há estudos comprovando a segurança ou estudos que demonstrem malefícios ao bebê caso a mãe faça uma tatuagem em período de amamentação. A tatuagem envolve deposição de pigmentos na camada da pele conhecida como derme e portanto, pode desencadear reações alérgicas, coceira, vermelhidão e dependendo das condições de higiene dos materiais utilizados, infecções, incluindo hepatite, HIV e tétano. Algumas das substâncias utilizadas na preparação da tinta são carcinógenas, porém, o risco de atingirem a corrente sanguínea e chegarem ao bebê pelo leite é teórico. Sendo assim, a decisão em relação a fazer ou não tatuagem é individual e deve ser feita em conjunto com o seu médico. De qualquer forma, se decidir pelo sim, atente-se aos padrões de higiene e segurança dos estúdios e as medicações que serão usadas para o alivio da dor.
Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo, podem ser usados com segurança.
Micropigmentação
Assim como a tatuagem, o processo de micropigmentação envolve a deposição de tinta na pele, podendo causar os mesmos efeitos colaterais, como irritação e infecções. No entanto, não há estudos conclusivos em relação a sua segurança e riscos e acredita-se que a aplicação do pigmento na sobrancelha dificilmente levará a deposição de substâncias no leite materno a ponto de causar toxicidade. O cuidado principal, portanto, deve ser em relação a higiene do ambiente e esterilização dos materiais.
Tintas de cabelo e alisadores
Mais uma vez as informações disponíveis são limitadas, mas a chance de quantidades significativas e tóxicas dos produtos químicos chegarem ao leite é pequena. Um estudo conduzido no Brasil entre 1999 e 2007 revelou pequena associação entre exposição materna a tintas de cabelo e produtos de alisamento e leucemia em crianças menores de 2 anos de idade. No entanto, novos estudos devem ser conduzidos para confirmar essa associação a ponto de levar a uma contraindicação formal e por isso, mamãe, não se desespere!
Cuidado com produtos que contém FORMOL! Devido a suas características químicas, ele dificilmente atingiria o leite materno, mas por ser um gás extremamente volátil e irritativo ao sistema respiratório, deve ser evitado. Se você é lactante e decidiu pintar e alisar o cabelo, o principal cuidado é lavar vigorosamente as mãos e outras áreas que estiveram em contato com o produto antes de amamentar ou segurar o seu bebê no colo.
Água oxigenada/ peróxido de hidrogênio
Substância muito utilizada para descolorir pêlos, seu uso é seguro durante a amamentação. Inclusive, bactérias do nosso corpo a produzem e ela pode até ser encontrada em pequenas quantidades no leite materno. No entanto, para evitar a ingestão pelo bebê, não deve ser aplicada nos seios e no mamilo.
Preenchimento labial
O ácido hialurônico, produto utilizado no preenchimento labial, pode ser encontrado em nossas articulações e portanto, sua aplicação é segura na amamentação.
Botox
A aplicação estética de toxina botulínica dificilmente resultará em toxicidade no leite materno, especialmente porque não é esperado que essa substância caia na circulação sanguínea. No entanto, não há estudos científicos que possam comprovar sua segurança.

Cremes anti-rugas
No geral, esses produtos possuem substâncias que podem ser tóxicas se ingeridas, mas que não impõem risco se aplicadas na pele. Por isso, deve-se apenas evitar a aplicação no mamilo, seio e áreas que estarão em contato direto com o bebê.
Creme anti-acne
O tratamento tópico para acne pode ser realizado com segurança, já que a pele é uma
barreira importante e previne que uma quantidade significativa do produto atinja a circulação
sanguínea e portanto, o leite materno.
Bronzeadores artificiais
O DHA (dihidroxiacetona) é a principal substância utilizada no bronzeamento artificial. Não há artigos confirmando sua excreção no leite e a absorção cutânea é mínima. De qualquer forma, não pode ser ingerido e portanto, não deve ser aplicado no mamilo. A verdade, portanto, é que estudos randomizados e controlados devem ser feitos para confirmar a segurança desses procedimentos, mas não há certeza de seus malefícios. Saiba, querida mãe, que no final das contas, o medo que temos em relação a esses procedimentos estéticos durante o período de amamentação se deve a riscos teóricos e que não foram comprovados cientificamente. Por essa razão, muitos profissionais da área da saúde se divergem em relação às orientações dadas às lactantes. Alguns são mais liberais, enquanto outros preferem o máximo de cuidado e é importante que você conheça a opinião do médico que confia. Mas, decisão em relação ao que fazer ou não é, no final das contas, sua!
Esperamos que as informações disponibilizadas aqui tornem o seu maternar mais leve e consciente! Uma dica de ouro é o site e-lactancia (e-lactancia.org), projeto que contém informações sobre a segurança de diversas substâncias e medicamentos na amamentação. Sempre que você tiver dúvidas, pode consultar o banco de dados do website! É extremamente organizado, didático e está em constante atualização!
REFERÊNCIAS
e-lactancia.org. APILAM: association for promotion of and cultural and scientific research
into breastfeeding; 2002 updated 04 feb 2022; access 05 February, 2022. Available at
https://e-lactancia.org

Kluger Nicolas. Contraindications for Tattooing. Current Problems in Dermatology [Internet].
2022 Feb 04 [cited 2022 Feb 4];Tattoos and Adverse Events:76-87. DOI
10.1159/000369189. Available from: https://www.karger.com/Article/Pdf/3691

Couto Arnaldo, et al. Pregnancy, maternal exposure to hair dyes and hair straightening
cosmetics, and early age leukemia. Chemical-Biological Interactions [Internet]. 2013 Sep 05
[cited 2022 Feb 4];205(1):46-52. DOI https://doi.org/10.1016/j.cbi.2013.05.012. Available
from:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0009279713001282?via%3Dihub#b0050

Breastfeeding Information: Beauty treatments and breastfeeding [Internet]. Australia:
Australia Breastfeeding Association; 2021 Apr 01 [cited 2022 Feb 4]. Available from:
https://www.breastfeeding.asn.au/bfinfo/beauty-treatments-and-breastfeeding

Silver Natalia. Parenthood: Everything You Need to Know About Breastfeeding and Tattoos
[Internet]. Estados Unidos: Healthline; 2019 Mar 19 [cited 2022 Feb 4]. Available from:
https://www.healthline.com/health/parenting/breastfeeding-tattoo

Mother To Baby: Botox & Baby: What We Know about The Risks during Pregnancy &
Breastfeeding [Internet]. Estados Unidos: Organization of Teratology Information Specialists;
2019 Mar 19 [cited 2022 Feb 4]. Available from:
https://mothertobaby.org/baby-blog/botox-baby-what-we-know-about-the-risks-during-pregn

 

2_______________________________________________________________________

 

Acompanhe as redes sociais da Dra. Kelly Oliveira:

Instagram @pediatriadescomplicada

Podcast: Podcast Pediatria Descomplicada para mamãe com Dra. Kelly

Contato: [email protected]

Marque uma consulta com a Dra. Kelly: Consultório Espaço Médico Descomplicado no Brasil e no mundo

Youtube para profissionais da saúde: Pediatria para Experts

Instagram para profissionais da saúde: @pedexperts

 

Tags :
aleitamento materno, amamentação, amamentação alimentação, dra kelly oliveira, especialista em amamentação, ped experts, profissionais amamentação
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter